Professor
Orientador de Leitura
A
importância da leitura e da escrita revela-se por meio dos usos e
dos valores que as mesmas adquiriram na sociedade a partir de sua
função social. Assim, hoje a aprendizagem da leitura aparece não
apenas como a chave para a construção de todas as aprendizagens,
mas também e, principalmente, como uma prática cultural que
condiciona a integração escolar, social e profissional dos jovens
brasileiros e o próprio exercício da cidadania. Deste ponto de
vista, o Professor Orientador de Leitura focará seu trabalho,
procurando, em parceria com toda a comunidade escolar, ampliar as
competências e atuações do aluno em leitura para torná-lo leitor.
Cabe
ao professor o planejamento e execução de um projeto de leitura
buscando atender os seguintes itens:
- ter acesso ao mundo da escrita;
- adquirir as competências necessárias para ser leitor e ter o poder sobre a leitura;
- envolver-se com a leitura, ter entusiasmo pela apropriação do mundo e do conhecimento, realizar descobertas, captar a realidade pelo imaginário, entre outras possibilidades.
É
no cruzamento dessas possibilidades que se dá o encontro do sujeito
consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com a linguagem.
Salientamos que estas se interpenetram e se completam, porque o
prazer sozinho não é a garantia do saber, nem o saber sozinho
garante o prazer, e muito menos a falta do acesso, possibilitando,
assim uma política de promoção da leitura.
O
Quê
- Planejar e executar projetos de leitura, em parceria com a comunidade escolar.
- Ampliar as competências e atuações dos alunos em leitura para torna-lo leitores.
- Distribuição, acompanhamento e monitoramento da leitura dos alunos.
- Organizar e monitorar a presença de livros e de material escrito diversificado nas salas de leitura, sala de aula e biblioteca.
- Promover a utilização efetiva da linguagem infanto-juvenil na escola.
- Organizar, animar, e dinamizar o ambiente das salas de leitura/cantinho de leitura e bibliotecas.
- Orientar os alunos quanto à indicação de leituras e pesquisa.
- Catalogar todos os livros, periódicos, revistas, jornais, entre e outras obras.
- Receber os livros e socializa-los.
- Organizar projetos e programas de leituras.
- Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico vinculando as ações da biblioteca a cada disciplina.
- Promover visitas a outros espaços ligados à leitura.
- Buscar estratégias e parcerias na constituição de um acervo diversificado quantitativo e qualitativo da biblioteca e salas de leitura.
Observação:
As
leituras serão realizadas por meio de textos literários e
informativos.
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